A Caravana

A Fundação Joaquim Nabuco iniciou em março de 2017 seu primeiro projeto PIBIC Ensino Médio. Com reconhecida tradição em receber bolsistas CNPq de Iniciação Científica de cursos de graduação, passa a atuar também junto à Educação Básica com o projeto Caravana da Sociologia.

O projeto conta com 10 bolsas PIBIC E.M. concedidas pelo CNPq até julho de 2018, com alunos selecionados em duas escolas da rede pública estadual de Pernambuco: Escola de Referência Santa Paula Frassinetti (localizada no bairro do Espinheiro, Recife) e Escola Estadual Major Lélio (localizada em Aldeia, Camaragibe).

Os bolsistas desenvolverão atividades de pesquisa no campo das Ciências Sociais com a orientação de pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco. Os resultados serão apresentados em dez escolas da rede estadual de ensino e na sede da Fundaj, utilizando linguagens participativas de modo a aproximar as discussões da Sociologia da realidade vivenciada nas escolas e no cotidiano dos jovens.

O projeto busca desenvolver novas formas de abordar os temas das Ciências Sociais como componente curricular na Educação Básica, trabalhando diferentes recursos didático pedagógicos para estimular docentes e discentes a valorizarem o pensamento crítico diante das suas realidades.

A Caravana da Sociologia é um projeto integrante do Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica, com coordenação-geral de Viviane Toraci e coordenação pedagógica de Maria Gonçalves.


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s