Equipe

Coordenação-geral

Viviane Toraci

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Desde fevereiro de 2007, é servidora concursada da Fundação Joaquim Nabuco, atua na Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional (Difor).  Coordenadora 2016/2019 do Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica. Professora e pesquisadora no Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS/Fundaj).

Orientadores:

Darcilene Gomes

Darcilene Gomes é economista graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e concluiu o doutorado em Economia Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco e docente no Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS/Fundaj). Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, mercado de trabalho, indicadores sociais e políticas sociais.

Cátia Lubambo

Possui mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Em 2003 realizou estágio de pesquisa em Políticas Públicas na Universidade do Texas em Austin. É pesquisadora na Fundação Joaquim Nabuco e docente permanente no Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP) da Universidade Federal de Pernambuco e no Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS/Fundaj).

Marcos Lucena

Doutor em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atua como pesquisador na Fundação Joaquim Nabuco, dedicando-se à área de Políticas Públicas relacionadas a Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação; SocioPhysics (Dinâmica social); e Difusão / Popularização Científica.

César Pereira

Analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), desenvolve pesquisas nos seguintes temas: políticas públicas culturais, culturas populares, folkcomunicação e desenvolvimento local. Atualmente é doutorando do Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade Trás os Montes e Alto D`ouro – Portugal, com pesquisa na área de política pública cultural. Possui Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Allan Monteiro

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas (1998), mestrado em Antropologia Social (2002) e doutorado em Ciências Sociais (2012), todos pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador do Centro de Estudos da História Brasileira (Cehibra), da Fundação Joaquim Nabuco. Professor e atualmente coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS/Fundaj) e coeditor da revista Coletiva (www.coletiva.org), uma publicação eletrônica para a difusão e popularização das ciências humanas.

Pedro Silveira

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Desde 2007 é pesquisador na Fundação Joaquim Nabuco. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em antropologia e ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: debates sobre natureza e cultura, práticas de conhecimento, ecologia política, territórios tradicionais, antropologia dos conflitos socioambientais, pesca artesanal e agroecologia.

 

Anúncios